A Semente e o Pão
2 Co. 9:10 - “Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, e pão para o alimento, também multiplicará a vossa sementeira, e aumentará os frutos da vossa justiça”. O apóstolo Paulo escreve para a Igreja de Corinto uma das grandes verdades bíblicas, sendo considerado talvez o maior ensinamento na área de finanças e qualidade de vida tão falada nos dias atuais. Deus quer que seus filhos tenham a verdadeira qualidade de vida proposta por Ele dentro dos princípios divinos. Para isso temos, como em toda as promessas da Palavra de Deus, uma pequena regra, que se seguida fielmente vai transformar as vidas para todo sempre.
Sabemos que a prosperidade resulta de boa administração e fidelidade a Deus e não de cultos de prosperidade e palavras de determinação sobre nossa área financeira. Hoje é muito comum ouvirmos de “Campanhas” para a prosperidade do povo de Deus em quase todas as igrejas cristãs, mas creio que para alcançar o que a Bíblia ensina, precisamos ir mais além. Na passagem acima, o apóstolo Paulo fala de duas coisas essenciais, dois princípios para que a prosperidade seja alcançada com sucesso. Deus nos concede A SEMENTE e o PÃO. Observe a ordem das coisas. Muitas vezes invertemos as escrituras porque é mais fácil para nós. “Aquele que dá a semente ao que semeia...”. Em primeiro lugar Deus trabalha com a semente. Aquilo que vai frutificar. Não esquecemos João 15:1: “Meu Pai é o agricultor...”. É assim que Deus pensa. Ele pensa como agricultor. Para obter resultado, primeiro preciso semear. Para ter o pão, primeiro a semente. Infelizmente estamos na época das coisas prontas. Quando precisamos de pão é só ir à padaria e lá está ele quentinho e delicioso. Ninguém se lembra do processo de arar a terra, da semente de trigo, do tempo, do cuidado contra as pragas, da época certa da colheita, do armazenamento, do transporte, da massa, do forno e do ponto de venda. Queremos ter tudo sem trabalho, sem preocupação. Só pensamos em desfrutar das bênçãos, mas esquecemos de todo o processo para obtê-la.
Semente precisa ser semeada em terra preparada e muita das vezes demora em produzir frutos. A semente significa INVESTIMENTO. Tudo que plantamos hoje iremos colher amanhã. O cristão fiel a Deus tem lugar para investir e só pode ser no Reino de Deus, através de suas primícias, ofertas e dízimos. Quando deixamos de semear estamos quebrando uma lei divina da semeadura e da colheita. Conforme a Palavra de Deus, só alcançamos prosperidade após semearmos, sermos mordomos fieis e bons administradores.
Hoje o povo de Deus está passando por grandes dificuldades porque em vez de semear, está comendo a semente. Jamais se pode fazer isso! Acabou a semente, acabou a prosperidade. Temos irmãos que estão rindo a toa, consumindo as sementes liberadas por Deus para suas necessidades, mas lá na frente isso vai acabar. De repente com o fim da semente virá o fim da colheita. Quem imagina colher de onde não plantaram? Só mesmo aqueles que são ignorantes a vontade de Deus para o ser humano ou pessoas que imaginam viver em “milagres”.
“Aquele que dá a semente ao que semeia e pão para comer...” Agora podemos verificar o pão. Podemos entender que o pão são as condições que Deus coloca em nossas mãos para o bem estar da família ou pessoal. É a SOBREVIVENCIA. È aquilo que será consumido com rapidez, pois pela Palavra de Deus, somos ensinados a pedir o pão de cada dia através de nossos esforços e muito trabalho de nossas mãos. Paulo diz: “Aquele que não trabalha não coma”. O pão do cristão é abençoado por Deus através de suas ações que não vemos mas sentimos. Pão é o símbolo de comida em todo o planeta, pois sacia a fome e fortalece o individuo para o trabalho com alegria e satisfação. Pão é tudo aquilo que vem do Senhor para usufruirmos imediatamente.
Deus dá a semente e também o pão. Deus nós dá o suficiente para investirmos no seu Reino e também para a nossa sobrevivência. Ele cuida de nós e ainda garante o nosso futuro. Mas, pergunto: você está fazendo conforme a Palavra de Deus ensina? Se você está comendo a semente, quero lhe alertar que vai faltar provisão muito em breve. Isso não é maldição, não! Isso é a Palavra de Deus. Também não estamos ameaçando ninguém, mas estamos alertando aqueles que não conseguem ter uma vida cristã digna financeiramente e estão vivendo na miséria. Parece que tudo que tentam fazer não da certo e os gastos só aumentam, é uma bomba atrás da outra e geralmente o filho de Deus começa a enfraquecer na fé ao ver outros prosperando e ele não.
Deus promete para aqueles que estão semeando uma colheita multiplicada!